Economia
Até Agosto, empresas do distrito de Leiria exportaram 14,8 milhões de euros
Variação de mais 19,5% face ao período homólogo de 2020
De acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), Reino Unido, Estados Unidos da América e Brasil são os três maiores importadores do vinho produzido por empresas sediadas no distrito de Leiria.
No total, entre Janeiro e Agosto de 2021, o distrito tinha exportado mais de sete milhões de litros, o correspondente a mais de 14,8 milhões de euros, valores superiores aos alcançados durante o período homólogo de 2020, quando as empresas deste território venderam cerca de 6,1 milhões de litros ao mercado internacional, que se traduziram em cerca de 12,3 milhões de euros. Feitas as contas, verifica-se uma variação de mais 15,1%, em litros, e de mais 19,5%, em euros.
E, tal como no ano passado, os maiores importadores de vinho de empresas sediadas no distrito de Leiria são este ano: Reino Unido (que comprou entre Janeiro e Agosto cerca de 5,8 milhões de euros), os Estados Unidos (que importaram cerca de 1,8 milhões de euros) e o Brasil (que importou cerca de 1,5 milhões de euros).
Além destes três maiores consumidores, há a registar uma multiplicidade de outros países onde são bebidos vinhos feitos por empresas do distrito de Leiria. Entre eles estão destinos menos óbvios como Paraguai, Costa Rica, mas também Namíbia, Nigéria, Albânia ou Bermudas, indicam
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.