Sociedade
Autarca deixa o leme do município e dirige embarcações
A vida nova do engenheiro nascido na Nazaré
Cumpriu sete mandatos na Câmara da Nazaré, os primeiros dois como vereador pelo PRD e os últimos cinco, até 2013, como presidente da Autarquia, eleito pelo PSD. Mas o engenheiro Jorge Barroso tem hoje vida nova entre turistas, mar e golfinhos. E diz gostar muito que faz.
Jorge Barroso nasceu em 1955, no hospital da Nazaré, com a ajuda das mãos do doutor Laborinho. Do seio de uma família numerosa, nascia um dos três irmãos que se caracterizava na meninice por ser “desatinadamente atinado”. Ou seja, “suficientemente bom aluno para reter a informação das aulas, ao ponto de sentir que não precisava estudar. Mas, por isso mesmo, nunca considerado um aluno brilhante”.
“A não ser quando o director do Externato D. Fuas Roupinho me obrigou a cumprir horas de estudo. Nessa altura fiquei no quadro de honra”, recorda Jorge Barroso.
Quando jovem, o nazareno começou a sua formação em Engenharia pelo Instituto Superior Técnico, em Lisboa, curso que veio a terminar na Faculdade de Ciências e Tecnologia de Coimbra. Dos tempos de estudante, Jorge Barroso lembra a camaradagem entre colegas de faculdade, mas também as experiências que viveu em termos extra-curriculares. Entre outras actividades, o jovem pra-ticou karaté, ténis e natação. “Gostava da exigência do karaté, que pedia concentração e grande coordenação física.” E, como estava a viver longe do mar, Jorge Barroso recorda como a prática da natação vinha de alguma forma matar- lhe as saudades da água.
A fotografia e tudo o que ela implicava, desde a revelação do negativo até ao trabalho de edição em laboratório, era outra das suas grandes paixões. Mas o tempo passou e “fui perdendo o dedo”, lamenta Jorge Barroso.
Depois da licenciatura, o engenheiro constituiu uma empresa de projectos e de instalações de electricidade em edifícios e urbanizações, trabalhou também no Gabinete de Apoio Técnico de Caldas da Rainha e ainda voltou a trabalhar em projectos eléctricos. E recorda com especial carinho os dias em que ajudou a desenvolver a Rádio Nazaré, como coordenador técnico.
E, depois de um longo período à frente dos destinos da Câmara da Nazaré, é hoje de volta ao mar que encontramos o ex-presidente do Município.
Gere, com os filhos, a empresa Ocean Puzzle, proprietária de duas embarcações semi-rígidas que realizam passeios de pendor formativo, com turistas portugueses e estrangeiros, interessados em conhecer melhor o Canhão da Nazaré, a maneira como se forma e como tem impactos sobre toda a vida da vila trabalhar com gente interessada também em conhecer os golfinhos e em praticar programas de sensibilização ambiental.
Trata-se de um projecto marítimo-turístico, articulado com um projecto de alojamento local, especifica o gerente da Ocean Puzzle. “No meio do mar, entre pessoas e entre golfinhos sinto-me cinco estrelas”, confessa.