Sociedade
Autoridades estão a avaliar riscos no edifício que ardeu em Leiria
Investigação para determinar origem do fogo e vistoria para determinar condições de segurança e da infra-estrutura
Esta sexta-feira, os bombeiros voltaram ao edifício junto ao Mercado de Sant'Ana, em Leiria, onde ontem ocorreu um fogo.
Durante a manhã, segundo o vereador Luís Lopes, que tem o pelouro da Protecção Civil no município de Leiria, foi realizada “uma acção de exploramento na caixa de escada”.
As autoridades pretendem que ainda hoje possa iniciar-se “uma vistoria” para avaliar “as condições de segurança e a infra-estrutura”, explicou Luís Lopes ao JORNAL DE LEIRIA.
De acordo com o vereador, está ainda por determinar a origem do fogo, para o que será necessário uma investigação.
As três pessoas retiradas ontem do edifício, que moravam no mesmo apartamento, vão precisar de ser realojadas e o município de Leiria está a acompanhar a situação.
O fogo começou num primeiro andar por cima da Farmácia Central, no cruzamento da Avenida Combatentes da Grande Guerra com a Rua Dr. Correia Mateus.
Foram também resgatados vários animais de estimação.
Fonte dos Bombeiros Sapadores de Leiria disse ontem à agência Lusa que o primeiro piso ficou inabitável e que as chamas se propagaram ao segundo andar.
O alerta para o incêndio chegou às 18:20 horas às autoridades, que fizeram deslocar ao local 28 operacionais apoiados por 11 veículos, dos bombeiros Sapadores e Voluntários de Leiria, do Instituto Nacional de Emergência Médica e da Polícia de Segurança Pública.
Às 19:03 horas, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), o fogo foi declarado em conclusão.
As três pessoas assistidas – uma delas assistida no local e outras duas transportadas para o hospital por precaução – são duas mulheres e um homem.