Economia
"Batalha Restaura" apoia 14 projectos
"Batalha Restaura" apoia e incentiva a recuperação de edifícios.
A Câmara da Batalha aprovou os primeiros projectos de reabilitação a realizar no âmbito do Batalha Restaura, o programa municipal de apoio e incentivo à recuperação de edifícios.
Nesta primeira fase foram apresentadas 52 candidaturas, tendo a Comissão Técnica avaliado e aprovado 14, a que corresponde um apoio municipal de cerca de 33 mil euros.
Em comunicado, a câmara adianta que os projectos aprovados representam um investimento potencial na ordem dos 250 mil euros, constituindo “uma oportunidade de desenvolver operações de regeneração urbana em todas as freguesias do concelho”.
Segundo a autarquia, foram consideradas como “prioritárias” as candidaturas referentes a edifícios situados dentro das áreas de reabilitação urbanas (ARU).
O programa em causa resulta de uma iniciativa municipal que pretende estimular a reabilitação dos imóveis, através da concessão de “apoios financeiros e/ou técnicos” para a realização de obras no edificado.
Criado em meados de 2016, o programa tem como base um regulamento que define não só as acções de intervenção no edificado, mas também “o desenho da colaboração entre o município e os proprietários”, assim como as regras de concessão dos apoios financeiros aos mesmos.
Para Paulo Batista Santos, presidente da câmara, o primeiro balanço do programa Batalha Restaura “é francamente positivo, porque favorece a reabilitação dos imóveis degradados e tem contribuído para a requalificação dos centros urbanos, bem como cumpre um impor- tante papel social no apoio à reabilitação de habitações degradadas”.