Sociedade
Brasil vai condecorar Politécnico de Leiria com o Colar do Mérito “Pedro, O Libertador”
Reconhecimento do trabalho do Centro de Recursos para a Inclusão Digital, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
O Conselho de Minerva, constituído por antigos alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vai condecorar o Politécnico de Leiria com o Colar do Mérito “Pedro, O Libertador”, como reconhecimento do trabalho desenvolvido na área da inclusão, acessibilidade, literatura acessível e apoio a crianças e jovens com necessidades especificas, através do CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Digital, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS).
A cerimónia de condecoração irá decorrer a partir das 10 horas de quarta-feira, dia 21 de setembro, no auditório 1 da ESECS.
O evento conta com a palestra “A educação na visão de D. Pedro de Alcântara de Bragança e Bourbon”, pelo professor Sebastião Amoêdo de Barros, chanceler da Congregação do Colar do Mérito “Pedro, O Libertador”.
Às 12 horas, Amélia Abigail Rosauro de Almeida, responsável da Directoria de Acessibilidade da UFRJ aborda “A experiência da UFRJ no desafio permanente de inclusão e diversidade”.
O Colar do Mérito “Pedro, O Libertador”, instituído pelo Conselho de Minerva surge como forma de prestar homenagem a Dom Pedro I do Brasil e IV de Portugal, no âmbito das comemorações dos 200 anos da independência do Brasil, e simultaneamente distinguir instituições e cidadãos brasileiros ou portugueses que se tenham destacado na defesa do seu país, no bem-estar do seu povo e na fraternidade internacional, refere uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria.
O Conselho de Minerva é uma organização não governamental que tem como objectivo valorizar a educação enquanto base para o desenvolvimento de um país e promoção do bem-estar do seu povo.