Viver
Bruno Carnide premiado no Farcume por filme com inteligência artificial
A Rapariga que Caminhava sobre a Neve venceu o Grande Prémio de Animação
A curta-metragem A Rapariga que Caminhava sobre a Neve, de Bruno Carnide, venceu o Grande Prémio de Animação no Farcume – Festival Internacional de Curtas-Metragens de Faro.
Segundo o realizador de Leiria, depois da estreia em 2024, no Festival Monstra, em Lisboa, o filme já passou por mais de uma dezena de países e festivais qualificadores aos Óscares e Prémios Europeus de Cinema.
A Rapariga que Caminhava sobre a Neve retrata a jornada de uma menina através de 34 planos de animação 2D gerados por inteligência artificial e seleccionados entre mais de 2 mil planos.
De acordo com Bruno Carnide, citado numa nota de divulgação aquando da estreia da curta-metragem, A Rapariga que Caminhava sobre a Neve pretende ser “um manifesto e uma colaboração única e harmoniosa (...) entre a criatividade humana e o potencial inovador da inteligência artificial”.
“Por de trás das cortinas digitais, durante vários meses de trabalho, artistas humanos desempenharam um papel crucial na realização, edição, composição, cor e efeitos visuais das imagens geradas, assim como em todos os aspectos que tornam esta narrativa única, como o argumento, a banda sonora; e cada elemento, desde a narração, o som até ao design gráfico, foi meticulosamente trabalhado e criado por humanos”, pode ler-se no mesmo comunicado.
O argumento de A Rapariga que Caminhava sobre a Neve é de Ana Fernandes, a narração está a cargo de Cátia Biscaia e a banda sonora é assinada por Miguel Samarão.