Viver
Câmara de Leiria quer campeonato dos Coldplay
O vereador Carlos Palheira acredita que o concerto Rockin'1000, do próximo sábado, é o virar de página para trazer grandes eventos ao estádio municipal
Tudo começou em 2015, com o objectivo de convencer os Foo Fighters de Dave Grohl a tocar em Cesena, Itália, o que, de facto, veio a acontecer, no mesmo ano. Entretanto, o projecto Rockin’1000, imaginado pelo geólogo marinho Fábio Zaffagnini, já aconteceu em França, Espanha, Alemanha e Brasil. Chega agora a Leiria, na estreia em Portugal.
“Um evento gigante” e “muito especial” que “vai impactar” o território, considerou o vereador Carlos Palheira, do Município de Leiria, durante a conferência de imprensa realizada na segunda-feira, 9 de Setembro. “É algo que nos vai orgulhar”.
Na perspectiva do autarca, trata-se de “um kick off” para potenciar voos mais altos, ou, por outras palavras, um virar de página. “Que nos vai pôr num nível em que possamos ambicionar a receber cada vez mais espectáculos de grande dimensão”, assinala. “É importante para a cidade em termos de notoriedade, em termos de prestígio e em termos económicos para todos os nossos agentes”.
Carlos Palheira classifica o Rockin’ 1000 (sábado, 14 de Setembro, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, mais de 16 mil bilhetes vendidos) como “a maior produção” acolhida em Leiria até hoje. “E tenho o desejo que nós de uma vez por todas entremos neste campeonato”. O campeonato dos Coldplay? “É isso que estamos a falar”.
Tiago Castelo Branco, director executivo da MOT – Memories of Tomorrow, que organiza o Rockin’ 1000 Portugal, garante que “há uma estratégia dos promotores de tentarem fugir um bocadinho do centro de Lisboa” e salienta que em três distritos da região centro habitam 1,4 milhões de pessoas, o que pode permitir a descentralização de alguns eventos. “Se isto correr bem, queremos olhar para Leiria como um destino”.
No imediato, Tiago Castelo Branco acredita que aquilo que os participantes do Rockin’1000 “vão encontrar em Leiria nunca encontraram antes”, sobretudo, pelo “acolhimento” e “nível de experiência”, que inclui, pela primeira vez, soft catering para os músicos, por iniciativa da Câmara de Leiria em parceria com algumas empresas. A presença de Nic Cester (vocalista dos australianos Jet) é outro factor diferenciador.
Não há pagamentos ao promotor pelo município, mas a autarquia disponibiliza o estádio e tem a responsabilidade de articular com as forças de segurança e meios de socorro.
Depois de sábado, a relva do Magalhães Pessoa receberá um tratamento de choque, porém, não se prevê que seja substituída.