Sociedade
Câmara de Leiria rejeita acusações de abate de espécies protegidas
Moradores do Bairro dos Capuchos alertaram os serviços de protecção da natureza para a situação.
A Câmara de Leiria já respondeu à denúncia de "desmatação de flora autóctone" no bairro dos Capuchos feita ao SEPNA – GNR. A autarquia rejeita que tenha havido corte de árvores e espécies protegidas e que tudo se trata de uma operação de limpeza, efectuada a pedido dos moradores.
Leia o comunicado da Câmara de Leiria:
“O denominado morro dos Capuchos encontra-se a ser objecto de uma limpeza, ao nível do mato e de acumulação de lixos.
Trata-se de uma intervenção devidamente articulada com o Gabinete Técnico-Florestal do Município e que vem dar resposta ao pedido de vários moradores.
Esta acção possui por objectivos principais a garantia de segurança dos moradores do Bairro dos Capuchos e a diminuição do risco de incêndio, pelo que é importante esclarecer que não se procedeu a nenhum corte de árvores, conforme atestam as fotos em anexo.
A título de exemplo de boas práticas na gestão de combustíveis, podemos identificar a recente intervenção de limpeza efectuada na Urbanização Belo Horizonte, onde se garantiu que espécies de árvores autóctones não fossem invadidas pelo mato abundante que se verificava no local.
A acção no Bairro dos Capuchos possui precisamente os mesmos objectivos: manter a biodiversidade, tornar os espaços seguros e apelativos.”