Desporto

Carlos Carvalho: “O problema principal do futebol distrital é o aumento dos seguros”

9 nov 2025 11:30

O presidente da Associação de Futebol de Leiria destaca o recorde de atletas inscritos e alerta para a falta de apoios aos clubes na subscrição dos seguros

carlos-carvalho-o-problema-principal-do-futebol-distrital-e-o-aumento-dos-seguros
.
Ricardo Graça

Tomou posse há cerca de cinco meses. Quais os desafios que tem?
Será dada continuidade ao trabalho da direcção liderada pelo professor Manuel Nunes, e estamos a seguir o plano de actividades que já estava determinado, nomeadamente fazendo, em conjunto com os clubes, uma política de proximidade, com presença assídua nos eventos dos clubes quando somos convidados, em estreita ligação com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Continua a verificar-se esse crescimento no número de atletas?
Sim, na época 2024-25 registou- -se o maior número de inscrições de atletas desde sempre. Cerca de 13.300. Tivemos a inscrição de quatro mil agentes desportivos e 200 árbitros e realizámos mais de dez mil jogos. Esta época desportiva, o número de inscrições segue a bom ritmo. Isso deve-se, sobretudo, ao dinamismo dos clubes, porque a maior parte é formado por dirigentes benévolos e conseguem fazer um trabalho de excelência nas suas comunidades, o que é uma mais-valia para cada localidade. Se há 20, 30 anos uma instituição desportiva era onde se jogava futebol, hoje é muito mais do que isso. Há a transmissão dos valores, da ética, do respeito e do espírito de grupo. Hoje os clubes são certificados. Aliás, há uma grande aposta no processo de certificação e nós, na época transacta, conseguimos que fossem ao processo de certificação 104 entidades e 94 delas foram certificadas pela FPF. Esta época desportiva temos já cerca de 100 clubes a irem ao processo de certificação.

Existe uma saturação dos espaços. A academia é uma resposta?
A Academia Desportiva de Parceiros e Azoia está a ser utilizada pela AFL desde o início desta época desportiva. Começámos no Verão com os treinos e as provas de árbitros. Neste momento, estamos a realizar todos os treinos das selecções jovens masculinas e femininas e também da selecção sub-23. Temos lá todas as actividades, com excepção do futsal, cujos treinos decorrem em pavilhão. O campo de futebol 7 também já está concluído. Os clubes estão saturados com falta de espaço, porque se o número de atletas aumenta, os clubes precisam de ter melhores infra-estruturas desportivas. O que vale ao movimento associativo, nomeadamente aos clubes de futebol, ainda é o apoio dos municípios. Sem ele seria extremamente difícil fazer-se o trabalho que se tem feito até ao momento.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ

Veja Também