Sociedade
Casa onde viveu Eça de Queirós vai ser recuperada para habitação
Projecto já foi aprovado pela Câmara de Leiria e contempla também intervenção no edifício contíguo a Norte.
O edifício onde Eça de Queirós viveu durante o tempo em que foi administrador do concelho de Leiria, localizado na Travessa da Tipografia em pleno centro histórico, vai ser recuperado para habitação.
O projecto de reabilitação, cuja arquitectura já se encontra aprovada pela Câmara, abrange também intervenção no edifício contiguo a Norte.
O arquitecto João Silveira Serejo, autor do projecto, explica que os dois prédios ficarão interligados ente si, com uma solução que pretendeu “manter a identidade e a linguagem dos edifícios”, assim como a sua “relação com a cidade”.
“Em termos de exteriores, vamos preservar os elementos existentes, assumindo claramente a renovação e alteração do interior, com a criação de cinco apartamentos”, a que o autor prefere chamar “casas”.
“Eça viveu em parte de uma casa que existia como um todo. Vivia partilhando esse todo, ou melhor, com esse todo propriedade de alguém que o partilhava com ele. A solução do projecto pretende deixar transparecer a vida do interior de cada fracção e oferecer também apontamentos da vida e movimento do espaço comum para o interior das casas, de forma a relembrar este modo de habitar que hoje nos parece mais estranho”, explica o arquitecto.
Na casa que serviu de residência a Eça de Queirós está prevista a criação de três fogos, enquanto no edifício confinante a Norte ficarão dois apartamentos e um espaço de loja no rés-do-chão. No logradouro serão mantidos vestígios de antigos muros de divisão da propriedade, cujas origens “remontarão aos séculos XIII e XIV”, que serão incorporados na solução arquitectónica.