Viver

Ciclo de Órgão dá a ouvir tubos históricos e raros em Leiria e Fátima

2 mar 2024 10:00

O maior órgão de tubos em Portugal e uma preciosidade do século XIX estão entre os instrumentos que vão ser utilizados hoje e amanhã

ciclo-de-orgao-da-a-ouvir-tubos-historicos-e-raros-em-leiria-e-fatima
João Santos vai levar o orgue-celésta Mustel à igreja de S. Francisco na sexta-feira, 8 de Março
Ricardo Graça

São instrumentos realmente especiais. “Cada órgão é uma peça histórica, um monumento”, diz Rute Martins. “Não há dois iguais no mundo”. E, na região, destacam-se o que está no Santuário de Nossa Senhora da Encarnação – “mesmo muito importante” – e o da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, “o maior que temos a nível do país”, com 90 registos e 6.500 tubos.

Ambos vão ouvir-se em concerto já nas próximas semanas. É a versatilidade dos exemplares utilizados pelos músicos que contribui para transformar a experiência do público. Dar a conhecer “a cor do som de cada um”, que é “muito diferenciada”, segundo a directora artística Rute Martins, está entre os objectivos do II Ciclo de Órgão de Leiria, a partir deste sábado, com várias novidades: o primeiro concerto fora de Leiria, o primeiro convidado estrangeiro, um orgue-celésta Mustel de 1898 e mais concertos em comparação com a edição anterior, também organizada pelo Orfeão de Leiria.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ