Sociedade

Ciganos de Pombal oferecem cabazes a 20 famílias carenciadas

12 mar 2018 00:00

Comunidade participa no programa K'Escolhas.

ciganos-de-pombal-oferecem-cabazes-a-20-familias-carenciadas-8300

Um grupo de famílias de etnia cigana vai entregar 20 cabazes com produtos alimentares a 20 famílias carenciadas do concelho de Pombal, numa acção designada de Cabazes Aceita, Inclui, que nasceu no âmbito do programa K’Escolhas do projecto 3I’s do Programa Escolhas 6.ª Geração, que em Dezembro de 2017 reuniu em Pombal representantes da comunidade cigana.

O primeiro cabaz foi entregue esta segunda-feira por um grupo de mediadores do projecto, que têm como função a definição conjunta de medidas de integração e apoio às crianças e jovens ciganos, refere a Câmara de Pombal numa nota de imprensa.

A recolha de alimentos decorreu em parceria com a Igreja Evangélica Filadélfia de Pombal, e o resultado foi agora distribuído por famílias carenciadas, que não pertencem à comunidade cigana, e que se encontram em situação de vulnerabilidade sócio-económica.

Segundo a autarquia, o Programa 3I´S.E6G (Intervir, Integrar e Incluir) pretende promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos sócio-económicos vulneráveis, e resulta de uma parceria entre o Município de Pombal, a ADILPOM, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, o Agrupamento de Escolas de Pombal e o Agrupamento de Escolas Gualdim Pais.

Um dos objectivos deste programa passa pela promoção da consciencialização para a participação cívica ativa dos membros da comunidade cigana de Pombal – objectivo este que tem já resultados expressivos no que toca à envolvência demonstrada pelos seus membros.

É também no âmbito deste programa que têm vindo a ser realizadas um conjunto de acções, que visam a mitigação de problemas sócio-económicos, como o aumento do absentismo, do abandono escolar; de comportamentos desviantes e da discriminação e exclusão social que, directa e indirectamente, possam perpetuar ciclos de pobreza consolidados na baixa escolaridade, no desemprego e na dependência institucional.