Desporto

Circuito mundial de ondas grandes com paragem marcada na Nazaré

24 abr 2016 00:00

“Estamos a caminho do sétimo ano do Big Wave Tour e parece que será mais empolgante do que nunca com a inclusão de Nazaré.” Foi assim que Gary Linden, fundador e vice-presidente da competição, anunciou a integração da Praia do Norte no calendário mundial.

circuito-mundial-de-ondas-grandes-com-paragem-marcada-na-nazare-3864

O evento de ondas grandes vai juntar 24 surfistas e o vencedor de cada etapa vai embolsar 100 mil dólares, qualquer coisa como 890 mil euros, prémio que se repete para o vencedor final.

Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré, não esconde a “satisfação” de ver as praias da Nazaré uma vez mais escolhidas para um evento de “excelência”. “Sendo o principal spot de ondas gigantes da Europa, faz todo o sentido que esta competição passe pela Praia do Norte”, sublinhou o autarca.

“Apesar de termos uma história recente nesta modalidade, já somos equiparados aos principais locais do mundo, com uma ligação ao surf de 40 e 50 anos.”

O Big Wave Tour da World Surf League (WSL), detentora dos direitos dos campeonatos mundiais da modalidade, será composto por seis etapas. Três delas serão disputadas no Hemisfério Sul, de 27 de Abril a 31 de Agosto: Punta de Lobos (Chile), Pico Alto (Peru) e Puerto Escondido (México).

As restantes serão no Hemisfério Norte – Haiku (Hawai), Todos los Santos (México) e Praia do Norte – e o período de espera vai decorrer de 15 de Outubro de 2016 a 28 de Fevereiro de 2017.

Para Walter Chicharro, a visita do Big Wave Tour é “tremendamente importante” para a “afirmação internacional da Nazaré como destino de eventos desportivos de relevo” (ver caixa).

Contudo, tal só é possível devido à “versatilidade” do mar da Praia do Norte. “São ondas grandes, mas não só. É um local aberto a todos os surfistas do Mundo que queiram surfar a onda da sua vida”, sublinhou.

Acredita, também, que as ondas que rebentam contra o promontório poderão ter uma palavra a dizer no Championship Tour, competição que desde 2009 tem paragem obrigatória em Supertubos.

“Tem estado bem entregue a Peniche, mas podemos trabalhar em conjunto, e a Praia do Norte apresentar-se como alternativa nos dias em que não há condições. Até porque, sejamos claros: em todas as edições é comum ver na Nazaré os grandes surfistas, como Kelly Slater, Mick Fanning e Jordy Smith, nos dias em que a competição pára ou depois de serem eliminados.”

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.