Sociedade

Cláudia Avelar assume candidatura à Federação do PS

6 nov 2023 11:50

Actual presidente da Federação das Mulheres Socialistas do Distrito e Leiria, a militantes de Figueiró dos Vinhos promete "dar mais peso político" à região e ser uma candidata "agregadora".

claudia-avelar-assume-candidatura-a-federacao-do-ps
Cláudia Avelar diz que esta é uma candidatura "agregadora"
DR

A líder das Mulheres Socialistas no distrito, Cláudia Avelar anunciou, este domingo, que está na corrida à presidência da Federação de Leiria do PS, escolhendo como lema de candidatura "O futuro começa agora". As eleições irão realizar-se no início de 2024. A data deverá ser marcada na próxima semana, em reunião da comissão política federativa.

"Esta candidatura não é contra ninguém, mas sim uma candidatura que resulta da mobilização de um grupo de militantes oriundos dos 16 concelhos do distrito", assegura Cláudia Avelar, que promete "dar mais peso político" à região.

Em comunicado, a socialista assume a ruptura com a actual liderança da Federação, presidida por Walter Chicharro, ao afirmar que a candidatura "não é, assumidamente, de continuidade". "Desde logo, pretendo estar mais perto de todas, mas mesmo todas, as concelhias e de todos os militantes", afiança Cláudia Avelar, defendendo também a necessidade de "dar voz" ao distrito junto do Poder Central

"Seremos uma voz incómoda, se necessário", diz a socialista, que promete uma candidatura "agregadora" e defensora da "união e coesão" do distrito, um território "heterogéneo, onde a desertificação, por um lado, é um factor discriminatório e, por outro, a grande densidade urbana precisa de um olhar atento e interventivo que saiba compreender e equilibrar esta dicotomia territorial".

Ex-deputada à Assembleia da República, Cláudia Avelar integra o actual secretariado da Federação de Leiria do PS e preside, há mais de um ano, à estrutura federativa das mulheres socialistas, cargo que, frisa, lhe permitiu um "conhecimento mais directo e privilegiado com todo o território e seus militantes".

Por decisão das estruturas nacionais do PS, os actuais mandatos dos órgãos do partido foram encurtados, de forma a que as disputas internas não coincidissem com o processo de escolha dos candidatos às eleições autárquicas de 2025.

Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, Cláudia Avelar não deverá ser candidata única. Walter Chicharro pode ainda concorrer a um novo mandato. Há ainda outros nomes a perfilarem-se para entrar na corrida.