Sociedade

Com 96 anos, padre Serafim Marques conta já 78 de vida religiosa

23 out 2021 11:56

A propósito do Dia Mundial das Missões, que se celebra este domingo, o padre Serafim Marques dá testemunho de uma vida ao serviço dos outros. Aos 96 anos, ainda concelebra.

com-96-anos-padre-serafim-marques-conta-ja-78-de-vida-religiosa
“Se nascesse outra vez, seria novamente padre, mas com melhor preparação”, afirma Serafim Marques
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Diz que “o segredo da felicidade é fazer os outros felizes”. E, aos 96 anos, o padre Serafim Marques sente a paz de espírito de quem, ao longo de uma vida dedicada aos outros, ajudou muitos nesse caminho pela busca da felicidade, como professor, como sacerdote e, sobretudo, como ser humano.

Ainda hoje, mesmo com a falta de voz, que foi perdendo durante os anos em que esteve em missão no Brasil, continua a concelebrar para a comunidade dos Missionários da Consolata, em Fátima, onde reside, sendo o membro mais velho da congregação em Portugal.

Antes da pandemia, ainda presidia a celebrações e, três vezes por semana, confessava no Santuário.

Serafim Marques nasceu em Santa Catarina da Serra, no concelho de Leiria, numa família “profundamente religiosa”. Dos 12 filhos do casal, três rapazes seguiram o sacerdócio e duas raparigas foram para freiras.

“O meu irmão Jaime [de 90 anos] está comigo na Consolata e a minha irmã continua no Brasil. Os outros dois já faleceram”, conta.

Tinha apenas 11 anos quando os pais receberam em casa elementos dos Irmãos Maristas, congregação reconhecida pelo trabalho na área da educação e do apoio social.

“Perguntaram se havia alguém disposto a entrar [na comunidade] e eu diss

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ