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Concerto gratuito com maestrina da Eslovénia a dirigir ensemble de sopros da AFCL em Leiria
A maestrina Andreja Šolar orientou um seminário no Politécnico de Leiria durante a semana e neste sábado dirige o ensemble de sopros da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria, num evento com entrada livre
O auditório 2 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria recebe neste sábado, 11 de Março, um concerto de entrada livre em que se apresenta o ensemble de sopros da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria (AFCL), sob a direcção da maestrina Andreja Šolar, proveniente de Ljubljana, na Eslovénia.
Andreja Šolar, que actualmente trabalha como freelancer e durante anos dirigiu a banda das forças armadas da Eslovénia, tem estado, desde segunda-feira, em Leiria, a orientar um seminário de Direcção de Orquestra de Sopros, inserido na pós-graduação em Direcção de Bandas e Ensembles de Sopros da ESECS.
A maestrina diz-se “surpreendida com o entusiasmo e com a qualidade” do ensemble de sopros da AFCL, constituído por músicos profissionais, um grupo que considera “realmente incrível”.
“É muito bom trabalhar com eles”, comentou nesta sexta-feira, minutos antes do começo de mais uma aula.
O trabalho desenvolvido ao longo da última semana é, segundo Andreja Šolar, “muito importante”, por permitir que os maestros “desenvolvam competências” para dirigirem filarmónicas e outros colectivos.
“A expressão é muito importante, mas, se as nossas mãos estão a fazer algo que não é muito bom para a orquestra, não ajuda”, sublinhou. “Primeiro, a técnica; depois, podemos acrescentar algum tipo de expressão musical”.
“A primeira regra é não perturbar a orquestra. Estamos lá para os músicos”, acrescenta.
“Fico sempre feliz quando sinto que tenho a orquestra nas minhas mãos, isso significa que a nossa interacção é muito boa”, referiu ao JORNAL DE LEIRIA.
Nos últimos dias, o conteúdo do seminário tem incidido sobre aspectos técnicos – “em cada dia, praticamos muito a técnica” – e aos alunos da pós-graduação na ESECS, vários deles já com experiência como maestros, é sugerido que “tentem ser eles próprios” e “não copiem outros”, com a ajuda de “técnicas básicas” que possibilitam descobrir “posições do corpo” mais adequadas para cada um, porque “somos diferentes”.
“Se algo não é bom para o nosso corpo, não podemos expressar-nos, não é natural”, lembra Andreja Šolar.
Amanhã, sábado, a maestrina eslovena vai dirigir um programa que considera “realmente bom” e que possibilita um trajecto musical nos séculos XIX e XX, com obras que nunca dirigiu em concerto.
“Nunca o fiz anteriormente”, confirma.
Estão incluídas composições de Richard Rodney Bennett, G. Enesco, Ruth Gipps e Guy Woolfenden.
O concerto tem início às 21 horas.