Sociedade
Politécnico de Leiria preenche 50,5% das vagas
Quatro licenciaturas de três escolas do Politécnico de Leiria não preencheram qualquer vaga

Das 764 vagas disponíveis na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), o Politécnico de Leiria colocou apenas 386 estudantes nas cinco escolas, preenchendo, assim, 50,5% dos lugares.
Os dados divulgados pela Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES) mostram que foi na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, que a procura foi menor. A instituição apresentou 237 vagas, mas só preencheu 14.
Também a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) deixou quase metade dos lugares sem candidatos. Das 276 vagas, o Politécnico de Leiria garantiu 178 estudantes.
As Escolas Superiores de Saúde de Leiria (ESSLei) e de Artes e Design, em Caldas da Rainha (ESAD.CR), foram as instituições com mais procura na 2.ª fase.
Algumas licenciaturas não ficaram sequer preenchidas nesta fase, como foram os casos de Engenharia da Energia e do Ambiente, Engenharia Mecância (pós-laboral) e Engenharia Electrotécnica e de Computadores (regime nocturno), na ESTG.
Na ESTM, os cursos Gestão de Eventos, Engenharia Alimentar, Marketing Turístico e Gestão da Restauração e Catering também não preencheram qualquer vaga, tal como as licenciaturas de Serviço Social e Relações Humanas e Comunicação Organizacional, ambas em regime pós-laboral, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.
As candidaturas para a 3.ª fase decorrem online entre os dias 23 e 25 de Setembro.
Notícia alterada às 15 horas do dia 19 de Setembro, para rectificar os números da edição impressa.