Sociedade
Conferência analisa as pegadas de dinossauros descobertas em Alvaiázere
A Casa Municipal de Alvaiázere recebe o evento, que contará com o paleontólogo Silvério Figueiredo
As pegadas de dinossauros encontradas no ano passado, em Alvaiázere, estarão no centro da conferência “No tempo dos dinossauros mais antigos da Península Ibérica: Alvaiázere há 190 milhões”, promovida pela Câmara Municipal e a Al-Baiäz – Associação de Defesa do Património.
O evento terá lugar no auditório da Casa Municipal de Alvaiázere, no próximo sábado, 23 de Novembro, pelas 15 horas, e contará com o conferencista Silvério Figueiredo, líder da equipa de investigação que encontrou as pegadas, docente do Instituto Politécnico de Tomar e presidente e investigador do Centro Português de Geo-História e Pré-História. O paleontólogo é também investigador associado do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra.
Em Setembro de 2023, foi divulgada a descoberta das pegadas de dinossauros mais antigas da Península Ibérica, com 195 milhões de anos, que pertencem a uma nova espécie de dinossauro, denominada Moyenisauropus lusitanicus.
Segundo descreveram os investigadores da equipa no local, as pegadas encontram-se numa "camada de rochas carbonatadas (calcários dolomíticos) da Formação de Coimbra, datada do andar Sinemoriano (Jurássico Inferior)" e foram deixadas "numa vasta planície costeira, que existia naquela altura, onde actualmente se encontra o concelho de Alvaiázere".