Sociedade

Conferência analisa as pegadas de dinossauros descobertas em Alvaiázere

18 nov 2024 10:25

A Casa Municipal de Alvaiázere recebe o evento, que contará com o paleontólogo Silvério Figueiredo

conferencia-analisa-as-pegadas-de-dinossauros-descobertas-em-alvaiazere
Trabalhos de campo realizados em Julho de 2022
DR

As pegadas de dinossauros encontradas no ano passado, em Alvaiázere, estarão no centro da conferência “No tempo dos dinossauros mais antigos da Península Ibérica: Alvaiázere há 190 milhões”, promovida pela Câmara Municipal e a Al-Baiäz – Associação de Defesa do Património.

O evento terá lugar no auditório da Casa Municipal de Alvaiázere, no próximo sábado, 23 de Novembro, pelas 15 horas, e contará com o conferencista Silvério Figueiredo, líder da equipa de investigação que encontrou as pegadas, docente do Instituto Politécnico de Tomar e presidente e investigador do Centro Português de Geo-História e Pré-História. O paleontólogo é também investigador associado do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra.

Em Setembro de 2023, foi divulgada a descoberta das pegadas de dinossauros mais antigas da Península Ibérica, com 195 milhões de anos, que pertencem a uma nova espécie de dinossauro, denominada Moyenisauropus lusitanicus.

Segundo descreveram os investigadores da equipa no local, as pegadas encontram-se numa "camada de rochas carbonatadas (calcários dolomíticos) da Formação de Coimbra, datada do andar Sinemoriano (Jurássico Inferior)" e foram deixadas "numa vasta planície costeira, que existia naquela altura, onde actualmente se encontra o concelho de Alvaiázere".