Sociedade
Conheça Pombal pelo seu próprio pé
Ciclo de percursos pedestres em Pombal
"Dar a conhecer o património natural e cultural da região de uma forma mais próxima e sustentável" é um dos objectivos da Câmara Municipal de Pombal ao promover, mais uma vez, um ciclo de passeios pedestres.
De acordo com a Autarquia, o projecto Descubra o nosso concelho a caminhar é promovido pela Unidade de Turismo e conta com a parceria da empresa de animação turística Culnatur.
No ano anterior foram realizadas cinco caminhadas, distribuídas pelos meses de Maio a Outubro, em que participaram um total de 126 caminhantes. Contudo, devido ao contexto actual de pandemia pelo SARS Covid-19, este ano serão realizados três passeios, nos meses de Setembro, Outubro e Novembro, cumprindo as normas emanadas pela Direcção-Geral de Saúde, sendo cada uma das caminhadas limitadas a 19 participantes, mais o guia de percurso, cumprindo o limite máximo de 20 pessoas por grupo, informa a Câmara.
Os passeios pedestres agendados irão incidir na Grande Rota n.º 26 (GR26), contribuindo para a sua notoriedade e serão do tipo circular com distâncias previstas compreendidas entre os oito e os 12 quilómetros. A primeira caminhada - Castelo de Pombal - está calendarizada para 6 de Setembro e terá um percurso com cerca de 8 kms. Com início no centro da cidade, o passeio irá percorrer o património da zona história e o Castelo, seguindo pela GR26 em direcção à localidade da Cumieira, com os caminhos a fazerem lembrar a Serra da Sicó e a sua vegetação.
Já a 18 de Outubro, o destino será a Serra de Sicó, num percurso com uma distância de 12 quilómetros, percorrendo a aldeia do Vale e o caminho da GR26 até ao topo da Sicó. No regresso, haverá uma passagem pelo trilho do Piu Piu.
Por fim, a 15 de Novembro será a vez de serem percorridos nove quilómetros na freguesia da Redinha, mais concretamente na aldeia de Poios. O percurso faz a subida desde a Redinha até à Dolina da Senhora da Estrela. Na volta, os participantes irão passar por trilhos do monte Alvito, com uma vista privilegiada para a histórica vila da Redinha.
"Esta forma de turismo mais activo e próximo da natureza e das pessoas tem vindo a aumentar o número de participantes, que procuram este tipo de actividades para conhecer e viver experiências nos locais que visitam. Esta prática desperta consciência e aproxima as pessoas dos valores naturais e culturais, sensibilizando-as para a valorização e preservação do património existente no concelho de Pombal", salienta o Município.