Sociedade

Conservação, Valorização e Divulgação do Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios tem novo projecto

7 dez 2024 12:52

Jazida é monumento nacional desde 1996

conservacao-valorizacao-e-divulgacao-do-monumento-natural-das-pegadas-de-dinossaurios-tem-novo-projecto
.
Fotografia: Cláudio Garcia/Arquivo

O ICNF, a ADSAICA e a ASSIMAGRA vão assinar o protocolo de colaboração para a execução da 1.ª Fase do “Projecto de Conservação, Valorização e Divulgação do Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém-Torres Novas”.

Esta iniciativa visa a conservação e valorização do monumento, mas também atende às necessidades das empresas da indústria extractiva na implementação de medidas de geoconservação e recuperação ambiental na área do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.  

A assinatura do documento e da 1.ª Fase, seguida de uma visita ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém-Torres Nova acontece na segunda-feira, dia 9 de Dezembro, pelas 10 horas, no Centro de Interpretação do MNPD OTN, no Bairro.  

 A jazida com pegadas de dinossáurios de Ourém-Torres Novas, classificada como Monumento Natural desde 22 de Outubro de 1996, é um património geológico de importância única, reconhecido internacionalmente.

Este local abriga mais de 20 trilhos de dinossáurios saurópodes do Jurássico Médio, incluindo os dois mais longos trilhos conhecidos no mundo para este período geológico, com 147 metros e 142 metros de extensão.

Na 2.ª Edição dos "The Second 100 IUGS Geological Heritage Sites", o Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém-Torres Novas (MNPD OTN) foi elevado à categoria de referência científica internacional, reforçando a sua posição como local de grande relevância para as ciências geológicas.  

Com o intuito de promover a requalificação e maior divulgação deste património, foi desenvolvido uma iniciativa liderada pelo director emérito do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Galopim de Carvalho, em parceria com a ASSIMAGRA – Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais.

Este empreendimento "visa tornar o MNPD OTN um marco internacional na divulgação da icnologia dos dinossáurios", refere uma nota enviada aos órgãos de comunicação.