Viver

Conversas sobre o estado das artes em Leiria no dia 27

19 out 2018 00:00

Quem são e o que fazem os criativos da região? É certo que, no meio, há quem conheça um número razoável de criadores, mas jamais se averiguou, de modo sistemático e global, quem são as pessoas ligadas às artes na região.

conversas-sobre-o-estado-das-artes-em-leiria-no-dia-27-9386
Jacinto Silva Duro

 E não se saber significa que essas pessoas não conversam entre si. “Conversar é, ao contrário do que se diz, coisa rara”, afirmam Andrzej Kowalski, docente do ensino superior e encenador, Gil Campos, professor, e Luís Mourão, dramaturgo e também professor.

Os três estão a organizar o encontro Vias Alternativas - Conversas Sobre o Estado das Artes em Leiria, que terá lugar no dia 27 de Outubro, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, a partir das 9:30 horas.

“É um encontro estendido a quem está profundamente interessado e alerta para fazer coisas e agir nos domínios das artes e cultura. Convidamos a estar presentes os criadores e os interessados em cultura na região: associações culturais, escolas artísticas, programadores, entre outros. Queremos colocar os agentes e os criadores culturais a conversar entre si, criar vias para darem a conhecer o trabalho de cada um e promover a criação de uma rede de conhecimento”, explica Andrzej Kowalski.

“É mais do que tempo de sabermos quem somos e que utopia de política cultural nos povoa os sonhos e os pesadelos.” A candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura e a consciência do grande número de criativos naturais da região espalhados pelo mundo servem de cenário para este encontro que também dará voz a especialistas e artistas e convida representantes dos grupos parlamentares, a pronunciar-se sobre as políticas culturais fora dos grandes centros.

O objectivo final do evento, que conta com o apoio do JORNAL DE LEIRIA e do Instituto Politécnico de Leiria, será criar um manifesto. “Não se trata de elaborar um caderno reivindicativo, porque não há ninguém ali a quem reivindicar. Trata-se de conversar. Sem conversar não nos conhecemos. Sem nos conhecermos não conversamos”, sublinham os organizadores.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição para estadodasartes@jornaldeleiria.pt ou 244 800 400.