Sociedade
Covid-19: GNR e PSP pedem aos peregrinos para não irem ao Santuário de Fátima
Com o aproximar do dia 13 de Maio, autoridades reforçam os apelos para que os peregrinos não se desloquem a Fátima, onde as cerimónias decorrerão dentro da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, mas sem fiéis.
Depois da Protecção Civil Distrital de Santarém, é agora a vez de a GNR e PSP apelarem aos peregrinos para não se deslocarem ao Santuário de Fátima.
O bispo D. António Marto anunciou, no início do mês de Abril, que, este ano as celebrações do 13 de Maio serão feitas sem a presença de fiéis.
Mas, com a aproximação da data, as forças de segurança e a Protecção Civil estão a reforçar os apelos para que os peregrinos não façam as suas deslocações ao Santuário de Fátima.
"Porque estamos a iniciar o mês de Maio - o mês mariano -, gostava aqui de deixar uma mensagem muito clara a todos aqueles que pretendam, como normalmente acontece, iniciar as suas peregrinações com o objectivo de chegar a Fátima no dia 13 de maio para as celebrações maiores, que não o façam", afirmou, esta manhã, Vítor Rodrigues, director de operações da GNR.
Citado pelo Jornal de Notícias, o coronel falava numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo da PSP, Luís Elias, destinadas a apresentar a operação "Transição Segura". "Este ano, as regras são outras", sublinhou Vítor Rodrigues.
Naquela conferência de imprensa, as duas forças de segurança deram conta que, até segunda-feira, vão intensificar as acções de sensibilização e fiscalização para garantir o cumprimento das regras em vigor no âmbito do estado de emergência devido à Covid-19, designadamente a proibição de circulação intermunicipal.
Segundo a agência Lusa, os responsáveis da PSP e da GNR adiantaram ainda que os acessos a praias marítimas e fluviais também merecerão a atenção das forças de segurança durante este fim de semana, dadas as previsões de melhoria do estado do tempo.