Covid-19
Covid-19: SMAS suspende cortes de água por falta de pagamento
Os clientes não domésticos que não estejam, neste momento, a trabalhar e queiram pedir a suspensão do contrato, poderão apresentar um requerimento.
No contexto da pandemia Covid-19, o SMAS de Leiria decidiu suspender os cortes de água por falta de pagamento e permitir a flexibilização dos pagamentos de facturas.
Numa nota na sua página, o SMAS informa que vai isentar a tarifa fixa de água para todos os clientes, durante o mês de Abril, medida que não é necessário solicitar, uma vez que a aplicação é automática.
Os clientes não domésticos que não estejam, neste momento, a trabalhar e queiram pedir a suspensão do contrato, poderão apresentar um requerimento.
Nesta situação, a suspensão dura até o cliente solicitar a reactivação. O contador não é levantado, mas é colocado selo e fechada a água.
O SMAS irá também proceder à isenção das tarifas fixas de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, durante o mês de Abril para os clientes não-domésticos que encerraram em resultado da declaração do estado de emergência.
Nestes casos é necessário o envio do requerimento IMP 069 e aplica-se apenas ao mês de Abril.
Os clientes domésticos, cujo um membro do agregado familiar esteja a auferir 66% do vencimento para apoio a filhos menores também podem requerer esta isenção.
Necessita também de declaração comprovativa do apoio da segurança social e, caso não seja o titular do contrato, do comprovativo do IRS do agregado familiar.
Os clientes com tarifário doméstico social também serão isentados das tarifas variáveis de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, em Abril.
Este benefício será aplicado à fatura, sempre na sequência de uma leitura do contador, que deverá ser feita pelo cliente através do n.º 800 500 007 ou no Balcão Digital no site dos SMAS de Leiria.