Sociedade
Cruz Vermelha apoia peregrinos de Fátima no 13 de Maio
Cerca de 150 voluntários estarão colocados em 17 postos fixos e móveis
A Cruz Vermelha Portuguesa vai ter cerca de 150 voluntários colocados estrategicamente em 17 postos, fixos e móveis, de apoio aos peregrinos que caminham até Fátima, durante as celebrações do 13 de Maio.
Segundo um comunicado, as equipas daquela instituição dispõem dos meios para assistir pequenos traumatismos e também a doenças súbitas.
No ano passado, as equipas da Cruz Vermelha prestaram apoio a 1.072 peregrinos.
Na nota de imprensa, a Cruz Vermelha adianta que estarão envolvidas na operação de 2024 14 delegações, com algumas delas a acompanhar os peregrinos desde o seu ponto de partida até à chegada a Fátima.
"Outros estão em áreas onde o fluxo de pessoas é consideravelmente maior. Assim, a Cruz Vermelha estará com postos fixos em Águeda, Figueira da Foz, Marco de Canavezes, Oliveira de Azeméis, Ovar, Pombal e Santo Tirso", informa a entidade.
Junto ao recinto do Santuário de Fátima, nos dias das celebrações do 13 de Maio, a Cruz Vermelha terá um posto médico avançado e dois postos de socorros.
"Este dispositivo está em articulação com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Foram também elaborados materiais de sensibilização para os peregrinos, que serão disponibilizados nas redes sociais e distribuídos nos postos de apoio, nomeadamente um projecto conjunto com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, que pretende alertar para os perigos na estrada, para que o trajecto até Fátima seja realizado em segurança", assegura a Cruz Vermelha.