Sociedade
De um bairro dominado pela Máfia a padre em Alfeizerão e São Martinho
A vida de Gaetano Catalano tem um antes e um depois do convite de uma rapariga para ir a uma catequese. Conheça a história de conversão deste italiano, novo pároco de Alfeizerão e São Martinho do Porto.
Cresceu num bairro dominado pela Máfia, o de Scampia, considerado um dos mais violentos de Nápoles, marcado pelo crime organizado retratado no livro Gomorra, o bestseller de Roberto Saviano. Viu “muito sofrimento”, gente a comprar e a consumir droga e a desgraçar-se com o vício, uma vivência que o levou a cortar a ligação com a Igreja, que via também como “uma máfia”.
Mas um acaso levou Gaetano Catalano a frequentar umas catequeses, que viriam a mudar a sua vida e o ajudariam a descobrir que, “de facto, Deus é amor”. Ordenou- se no ano passado e é o novo padre de Alfeizerão e São Martinho do Porto, paróquias de Alcobaça.
A história de Gaetano Catalano, de 43 anos, tem um antes e um depois do convite que recebeu de uma jovem para o acompanhar a um grupo de catequese. Então com 20 anos, trabalhava com o pai na empresa da família na área da distribuição de bebidas e de produtos alimentares. E tudo apontava para que desse continuidade ao negócio.
Mas, certo dia, um amigo pediu-lhe que levasse uma rapariga até à Igreja. “Ela convidou-me para assistir a algumas catequeses. Que fosse ouvir o que tinham para dizer.” Acabou por aceder ao desafio. “Ouviu-os falar do amor de Deus, mas eu não conseguia ver esse amor no meu bairro”, recorda.
A determinado momento, perguntaram-lhe o que a
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.