Sociedade
Detectada descarga ilegal de efluentes pecuários para linha de água em Alcobaça
Atentado ambiental resultou de uma avaria no sistema de tratamento existente na exploração suinícola
O Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Caldas da Rainha da GNR anunciou hoje que foi detectada uma descarga ilegal de efluentes pecuários, no concelho de Alcobaça, no dia 19 de Outubro.
"No seguimento de uma denúncia que dava conta da rejeição de efluentes suinícolas na linha de água do Rio de São Vicente, na localidade de Aljubarrota, os elementos do SEPNA desenvolveram diligências que permitiram detectar a descarga de efluentes provenientes de uma suinicultura", refere um comunicado do Comando Territorial da GNR de Leiria.
Na sequência da investigação, os militares apuraram que a rejeição dos efluentes pecuários para a linha de água resultou de uma avaria no sistema de tratamento existente na exploração suinícola, localizada no Lugar da Assenha, naquela localidade.
Desta acção resultou a identificação da exploração pecuária, tendo sido elaborado um auto de contra-ordenação ambiental por rejeição de efluentes suinícolas na linha de água sem a necessária autorização da entidade competente.
O processo foi remetido à Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Tejo e Oeste – Pólo das Caldas da Rainha, sendo a infracção punível com uma coima que pode atingir o valor máximo de 144 mil euros, informa a GNR.
A GNR apela à denúncia de eventuais situações.
Para tal, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), funcionando em permanência para a denúncia de infracções ou esclarecimento de dúvidas.