Viver
Dia Internacional e Noite dos Museus hoje em Leiria com teatro, dança, cianotipia e visitas guiadas
Actividades especiais e gratuitas nos museus de Leiria, neste sábado, a começar logo pela manhã
No morro do castelo, em Leiria, o m|i|mo – museu da imagem em movimento é hoje o cenário para a apresentação, por Dina Fonseca, de “Cianotipias Nocturnas”, actividade que decorre entre as 21 e as 23 horas, no contexto da exposição de cianotipia Fragilidades, da mesma autora, que é inaugurada, neste sábado, pelas 16 horas.
O m|i|mo associa-se assim ao programa, em Leiria, da Noite dos Museus, que decorre hoje, 13 de Maio, e proporciona a oportunidade de conhecer os espaços museológicos da cidade numa perspectiva diferente da habitual.
A Noite dos Museus faz parte da celebração, ao longo de várias datas no mês de Maio, do Dia Internacional dos Museus (assinalado oficialmente a 18 de Maio), este ano com o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar”.
No Moinho do Papel, entre as 20:30 e as 23 horas, acontece o evento “Era uma vez um moinho de água...", visita orientada e sensorial com abordagem à história do papel e à história do monumento reabilitado, local de produção de papel artesanal, moinho de cereal e lagar de azeite.
A participação é gratuita e destina-se ao público em geral.
Antes, no Museu de Leiria, entre as 14:30 e as 15:30 horas, tem lugar a performance teatral O Rebelde do Lapedo, pela Sociedade Artística Musical dos Pousos - SAMP, com Inesa Markava e Laura Perdomo.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia em museudeleiria@cm-leiria.pt ou 244 839 677 (chamada para rede fixa).
Às 18 horas, a bailarina Inesa Markava protagoniza, no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria – Igreja da Misericórdia, uma visita dançada, enquadrada pelo projecto Museus Imaginários.
Durante a tarde, no m|i|mo, com início às 18 horas, a conversa “Do Projecto Artístico ao Produto Cultural" junta a fotógrafa Patrícia Barbosa – que tem a exposição Prova patente no museu – e Vítor Nieves, curador da exposição e coordenador do VIII Prémio Galiza de Fotografia Contemporânea, de que Patrícia Barbosa foi vencedora.
Nas cisternas do castelo de Leiria, às 11 e 15 horas, é oferecida a oficina sensorial “Ophelia. Prelúdio das Águas”.
A Noite dos Museus é uma iniciativa proposta em 2005 pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França, recebendo o apoio do ICOM.
A celebração do Dia Internacional dos Museus teve início em 1977, por iniciativa do ICOM – Conselho Internacional de Museus.
Em Leiria, o programa visa promover, junto da sociedade civil, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.