Viver
Dias especiais no Museu de Leiria para festejar duplo aniversário
Actividades ao longo de cinco dias
Visitas guiadas, performance e teatro de marionetas assinalam o duplo aniversário do Museu de Leiria. O programa comemora 108 anos de existência e 10 anos de abertura desde a instalação no antigo convento de Santo Agostinho.
A performance O Rebelde do Lapedo por Inesa Markava e Laura Perdomo (SAMP) é apresentada esta quinta-feira, 13 de Novembro, com sessões às 10 e 11:30 horas.
Amanhã, pelas 10:30 horas, Inesa Markava protagoniza a exposição dançada Caminho da Modernidade.
No sábado, há duas visitas guiadas: ao Museu de Leiria e também em língua gestual portuguesa (por Mário Coelho e Elsa Silva, 15 horas) e à exposição Adriano de Sousa Lopes (1879-1944), o pintor-poeta (por Maria de Aires Silveira, 16 horas).
No domingo, Anabela Veiga e Hugo Rodrigues dinamizam uma terceira visita guiada (e workshop) que tem por tema “As Pedras do Convento de Santo Agostinho” (15 horas). Antes, durante a manhã, tem lugar o espectáculo de marionetas O Menino do Lapedo – uma história da Pré-história, pela companhia de teatro Valdevinos (10:30 horas). Repete na segunda-feira, 17 de Novembro, às 11 horas e às 14:30 horas.
A exposição dedicada a Adriano de Sousa Lopes integra mais de uma centena de obras do artista nascido no Vidigal, provenientes quer do acervo do Museu de Leiria, quer do empréstimo de vários museus nacionais e colecções particulares.
Entretanto, até de 30 de Novembro, o ciclo Capítulo convida a descobrir no Museu de Leiria a energia e a criatividade do baterista Tony Allen, reinterpretado pelo pintor Leonardo Rito.