Sociedade

Difíceis acessos no combate ao incêndio nos Andreus preocupa bombeiros

23 jul 2024 16:10

Fogo no Reguengo do Fetal evolui favoravelmente

O incêndio que continua a lavrar na zona dos Andreus, no concelho de Leiria, é o que mais preocupa a Protecção Civil, devido à dificuldade nos acessos para que os meios terrestres consigam chegar perto das chamas para as combater.

"Já reforçámos os meios aéreos, retirando uma quadra que estava no Reguengo do Fetal. Mas estamos a combater este incêndio apenas com meios aéreos, porque os meios terrestres não conseguem lá chegar, o que nos preocupa”, afirmou o comandante sub-regional de emergência e protecção civil, Carlos Guerra.

A página da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) informa que, pelas 16:03, estavam no local 182 operacionais, apoiados por 53 viaturas e nove meios aéreos.

Carlos Guerra revelou ainda que o incêndio que deflagrou pelas 13:36 horas em Reguengo do Fetal, no concelho da Batalha, está a “evoluir muito favoravelmente” e deverá “em breve entrar em fase de resolução”.

“Aumentámos os meios aéreos, colocando quatro aviões pesados e o combate evoluiu favoravelmente”, explicou o comandante. Estavam ainda no local 147 operacionais, apoiados por 45 viaturas e um meio aéreo.

“Carlos Guerra disse ainda que nenhum dos comandantes operacionais no terreno lhe informou que habitações possam estar em perigo.

Ainda no concelho de Leiria, deflagrou um incêndio pelas 14:51, mas já está em fase de resolução, referiu ainda o comandante sub-regional.

No local ainda se encontram 41 operacionais e 12 viaturas.