Economia

Digitalização e modernização tecnológica marcam extracção da pedra

2 nov 2023 10:19

Sector debate descarbonização em Alcobaça

digitalizacao-e-modernizacao-tecnologica-marcam-extraccao-da-pedra
Iniciativa da Assimagra decorreu no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel
DR

“A tradição da pedra no concelho de Alcobaça é imensa, mas há muito que este sector deixou de ser meramente tradicional. Nos últimos anos, a extracção da pedra registou um salto qualitativo muito importante no que diz respeito às suas práticas cada vez mais sustentáveis do ponto de vista do ambiente, graças à digitalização e à modernização tecnológica. Podemos mesmo afirmar que o sector da pedra gera uma verdadeira economia circular onde o aproveitamento dos seus recursos e subprodutos é cada vez mais eficaz”, afirmou o presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, na sessão de abertura do Roteiro para a Descarbonização do Sector da Pedra Natural.

A iniciativa da Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais (Assimagra), realizou-se na passada esta sexta-feira, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel.


Em nota de imprensa, a autarquia esclarece que "este projecto pretende traçar um plano estratégico para a redução das emissões de carbono, aprimorando a eficiência energética e incentivando as melhores práticas no sector ao longo dos próximos anos, no âmbito do Roteiro para a Descarbonização".

"Alguns dos temas em debate passaram pela análise de Ciclo de Vida de Produto e a sua Pegada Ambiental, as Declarações Ambientais de Produto, e o impacto da IA, enquanto elemento facilitador às empresas, dentro de um programa extremamente completo", salienta o município.

Hermínio Rodrigues realçou ainda o caminho da sustentabilidade que o sector está a trilhar, sendo este, porém, um caminho que depende do "devido apoio dos nossos governantes para que o enquadramento legal das pedreiras consiga dar condições justas de trabalho, protegendo em simultâneo os nossos habitats naturais. Sabemos que este equilíbrio não é fácil de atingir. No que compete ao Município de Alcobaça, estamos a trabalhar com total dedicação na conclusão da revisão do PDM",, informou o autarca.

"Contamos tê-lo pronto nos próximos três meses, para que as empresas possam regularizar a sua situação", adiantou ainda.

O presidente da Assimagra, Miguel Goulão, agradeceu “todo o esforço que o município tem feito na promoção dos sectores industriais estratégicos do seu território".

Queremos mostrar a todo o País que este é um sector sustentável. A prova disso mesmo é o espaço onde nos encontramos, construído com a pedra desta região há 900 anos. Esperamos que o Governo saiba reconhecer e respeitar este valor no próximo Orçamento de Estado", realçou o dirigente.

Em Portugal, o sector da pedra conta com 2100 empresas e emprega directamente 16 mil pessoas. De acordo com as estatísticas mais recentes, até Julho deste ano, este sector já facturou mais de 300 milhões de euros em exportações para 111 países, o que configura um crescimento de 3.5% face ao período homólogo do ano transacto.

Para estes números muito contribuem as empresas que laboram ao longo da Serra de Aire e Candeeiros. Em 2021, as empresas desta região contribuíram com 100 milhões de euros de um total de 435 milhões facturados nível de exportações, ou seja, um quarto de todo o sector.