Desporto

Diploma olímpico para Odete Fiúza, de Leiria, na maratona dos Paralímpicos em Tóquio

5 set 2021 11:14

Odete Fiúza, atleta de Leiria, garante o diploma olímpico com um sexto lugar na maratona

diploma-olimpico-para-odete-fiuza-de-leiria-na-maratona-dos-paralimpicos-em-toquio
Odete Fiúza completou o percurso em 3:20:45 horas
CPP

No último dia dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, a atleta Odete Fiúza, de Leiria, completou a maratona com os guias António Sousa e Vera Nunes em 3:20:45 horas, no sexto lugar, que lhe garante um diploma olímpico, na classe T11/12.

“Os Jogos Paralímpicos são sempre um evento muito especial, estou muito satisfeita com este resultado e este diploma. O último ano de preparação foi complexo mas felizmente superámos as dificuldades e cheguei aqui no meu melhor nível. Foi um privilégio e uma emoção muito grande correr nas ruas de Tóquio e sentir o apoio das pessoas”, refere Odete Fiúza, citada pelo Comité Paralímpico de Portugal, numa nota de imprensa.

Manuel Mendes, atleta de Guimarães, foi oitavo classificado na classe T46 ao cumprir os 42 quilómetros da prova que começou e terminou no Estádio Nacional de Tóquio em 2:45:11 horas, também com direito a diploma olímpico.

Portugal termina assim a participação nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 com duas medalhas de bronze conquistadas por Miguel Monteiro no lançamento do peso T20 e Norberto Mourão nos 200m VL2 de canoagem, 23 diplomas e 8 recordes nacionais.

A missão portuguesa tem chegada prevista ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, no dia 7 de Setembro, às 15:25 horas locais, no voo TK1759 proveniente de Istambul.