Sociedade
Distrito de Leiria finalmente com Unidade de Cuidados Paliativos
Leiria vai deixar de ser o único distrito do País sem cuidados paliativos, com a criação de uma unidade em Alcobaça.
O distrito vai, finalmente, dispor de uma unidade de cuidados paliativos, a criar no hospital de Alcobaça. Depois de numa primeira fase a candidatura a fundos comunitários ter sido chumbada, a Comissão Directiva do Programa Operacional Regional do Centro atendeu à reclamação apresentada pelo Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e acabou por aprová-la.
O mesmo aconteceu com o projecto de remodelação do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria. As obras deverão ficar concluídas até ao final deste ano e representam um investimento total na ordem de 1,4 milhões de euros.
Em Junho deste ano, as duas candidaturas foram chumbadas, tendo apenas sido aprovado o financiamento para a instalação de um equipamento de tomografia computarizada.
A decisão motivou protestos, quer do CHL quer dos autarcas da região, que contestaram sobretudo a não aprovação da unidade de cuidados paliativos, atendendo que no distrito não existe qualquer cama para esta valência.
O indeferimento das candidaturas foi agora revertido, com a sua aprovação. Vogal executiva do Conselho de Administração do CHL, Alexandra Borges considera que o deferimento dos dois projectos “é da mais elementar justiça”, atendendo “à sua importância e mais-valia que os mesmos irão trazer para a região e para os utentes”. Foi, diz a dirigente, o reconhecimento dessa relevância que levou a instituição a contestar a decisão
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.