Economia

Dormidas em Fátima crescem três vezes mais do que a média nacional

19 nov 2023 11:00

Turistas estrangeiros representaram 65% das estadas

dormidas-em-fatima-crescem-tres-vezes-mais-do-que-a-media-nacional
Alexandre Marto Pereira
Fotografia: Nuno Brites/Arquivo Jornal de Leiria
Jacinto Silva Duro

Os números de dormidas em Ourém/Fátima apresentaram entre Janeiro e Agosto deste ano, um crescimento agregado três vezes superior à média dos principais municípios portugueses, quando comparados com igual período de 2022.

Segundo os valores apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística, o crescimento médio dos concelhos mais procurados por turistas foi de 11%, enquanto Ourém – maioritariamente Fátima, que concentra a maioria da oferta hoteleira - alcançou 38%.

Este concelho tem liderado em quase todos os meses de 2023, com excepção de Fevereiro e Abril.

Os turistas estrangeiros representaram 65% das dormidas em Fátima.

Alexandre Marto Pereira, CEO da United Hotels of Portugal, acredita que o fenómeno se prende com três factores: a recuperação tradicionalmente mais lenta do sector do turismo religioso, após crise mundiais, como a pandemia de Covid-19, os novos mercados extra-europeus e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

“A recuperação iniciada em 2022, com o fim da pandemia, acelerou agora. Demora sempre mais no turismo religioso, devido à natureza do seu público, que precisa de uma maior confiança na segurança do destino. São pessoas com mais idade, que, muitas vezes, viajam em grupos da paróquia e isso requer muita logística e tempo, para a marcação de voos, autocarros e alojamentos”, explica o responsável.

A aposta nos mercados fora da Europa, nomeadamente na Ásia, significou também uma maior exposição a países que requeriam um maior controlo da Covid e muitos fiéis temiam ficar retidos, em quarentena, ao regressar a casa.

“É um crescimento impressionante, porém, isso não quer dizer que Fátima esteja muito acima do restante País”, faz notar o responsável, admitindo que, apesar de tudo, a cidade-santuário deverá registar um número de noites acima de um milhão, um valor superior ao registado em 2019, antes da pandemia.

Estes números são uma estimativa que o hoteleiro sublinha estarem próximos de 2017, aquando da celebração do centenário e da vinda do Papa.