Viver
Fátima inaugura hoje "Jesus sem-Abrigo" e assinala Dia Mundial dos Pobres
Às 12 horas, no Recinto de Oração de Fátima, junto à alameda do lado sul
O Dia Mundial dos Pobres, que a Igreja Católica assinala, hoje, domingo, dia 19, servirá para o Santuário de Fátima inaugurar a escultura “Jesus sem-abrigo”, uma réplica de uma peça que está patente no Vaticano e noutras cidades do mundo.
Será às 12 horas, que o Recinto do Santuário de Fátima, junto à alameda do lado sul, passará a albergar a escultura em bronze fundido, da autoria de Timothy Schmalz.
Com este trabalho, o artista pretende retratar os sem-abrigo que vivem nas nossas cidades.
“Esta peça tem sido colocada em diferentes lugares do cristianismo, a fim de com ela se denunciar este drama social”, refere, em nota o Santuário de Fátima.
Barcelona, Florença, Singapura, Joanesburgo, Dublin, Madrid, Rio de Janeiro, Seul ou Nova Iorque, são algumas das cidades citadas pelo texto.
Segundo o gabinete de comunicação do recinto mariano, a escultura representa Cristo a dormir num banco de jardim, agasalhado apenas por uma manta fina, nos seus pés, vêem-se as feridas da crucificação.
A Igreja Católica assinala hoje o 7.º Dia Mundial dos Pobres, com o lema: “não desvieis o olhar dos pobres”.
Na inauguração, estarão presentes D. José Traquina, bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, o Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, director do Museu do Santuário de Fátima e o escultor Timothy Schmalz.