Sociedade
Duas funcionárias de creche detidas por maus-tratos a pelo menos sete crianças
Investigação da GNR foi desencadeada por uma denúncia e as autoridades dizem que há testemunhas de algumas das situações relatadas
Sobre elas recaem suspeitas de maus-tratos físicos a pelo menos sete crianças, com idades compreendidas entre os cinco meses e cinco anos, numa creche.
As duas mulheres, de 45 e 55 anos de idade, uma educadora e a outra com responsabilidades de coordenação, são funcionárias numa instituição particular de solidariedade social no concelho de Caldas da Rainha.
Foram hoje detidas pelo Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), e presentes ao Tribunal Judicial de Leiria para aplicação de medidas de coacção.
As diligências de investigação decorriam há cerca de 15 dias na sequência de uma denúncia.
"As suspeitas exerciam igualmente um total controlo sob as restantes funcionárias ali existentes, sob coacção e ameaças, no sentido de não serem tornados públicos os maus-tratos que haviam praticado aos menores, os quais eram muitas vezes presenciados pelas colaboradoras", refere o comunicado da GNR.
Fonte da GNR disse ao JORNAL DE LEIRIA que alguns episódios agora denunciados "foram presenciados" por outros adultos.
"Apurámos que a maioria dos factos até ao momento dizem respeito a este ano mas poderá haver situações mais antigas", acrescentou.