Sociedade
Ecocentro Móvel de Leiria vai percorrer as freguesias e receber lâmpadas, pilhas, tinteiros ou pequenos electrodomésticos
Proposta apresentada no âmbito do Orçamento Participativo de 2021
Chama-se Ecocentro Móvel de Leiria, o equipamento apresentado esta sexta-feira preparado para receber "os resíduos que, normalmente, não são gerados em casa diariamente e que acabam por ficar acumulados ou por ser encaminhados para aterro".
Segundo a autarquia, lâmpadas, pilhas e acumuladores portáteis, tinteiros e toners, pequenos electrodomésticos eléctricos e electrónicos, resíduos de papel, embalagens contaminadas e têxteis podem ser depositados no Ecocentro Móvel para serem depois valorizados e tratados.
O vereador do Ambiente, Luís Lopes, destaca o contributo do equipamento nas taxas de reciclagem do concelho e na redução da quantidade de resíduos que vão para aterro.
O equipamento percorrerá, durante pouco mais de um ano, todas as freguesias do concelho, sob o lema “Valorizamos. Tratamos. Perto de si!”.
O Ecocentro ficará 13 dias em cada localidade. Para já, ficará no parque de estacionamento do Mercado Municipal de Leiria até 9 de Agosto.
O investimento foi de quase 20 mil euros, satisfazendo uma proposta apresentada no âmbito do Orçamento Participativo de 2021.
Após o período de teste será realizada uma avaliação global ao projecto, para perceber se existe a necessidade de aumentar a oferta do serviço.
A recolha e encaminhamento dos resíduos fica a cargo da Valorlis.