Sociedade
Em 10 anos, foram recuperados 87 hectares de pedreiras no PNSAC
Porto de Mós vai requalificar antiga exploração localizada à entrada da vila.
Nos últimos dez anos, foram recuperados perto de 87 hectares de pedreiras abandonadas na área do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC). De acordo com dados do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a maioria das áreas recuperadas corresponde a pedreiras de calçada, situadas essencialmente no Planalto de Santo António, o qual abrange os concelhos de Porto de Mós (Arrimal, Mendiga e S. Bento) e a freguesia de Alcanede, no concelho de Santarém.
Dos 87 hectares requalificados, mais de metade (47 hectares) envolve antigas explorações de calçada, sendo que 15 hectares eram pedreiras de laje e 12 hectares de rocha ornamental. Os dados reportam ao período entre 2010, data em que entrou em vigor o novo Plano de Ordenamento do PNSAC, e Maio de 2020.
Com a revisão daquele plano foram criadas novas regras para a instalação de pedreiras e para a ampliação de explorações já existentes, processos que passaram a ficar condicionados à requalificação de áreas
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.