Economia

Em dia de aniversário, Nerlei pede medidas ao Ministro da Economia

24 jun 2022 11:30

Associação de Leiria apresentou preocupações, numa noite em que homenageou empresas com mais de 50 anos

Raquel de Sousa Silva

A energia é um “tema incontornável e que muito preocupa as empresas, sobretudo as consumidoras intensivas de energia”.

No discurso que fez ontem no jantar-conferência comemorativo dos 37 anos da Nerlei, António Poças, presidente da associação empresarial de Leiria, apresentou ao ministro da Economia e do Mar um conjunto de problemas que afectam o tecido empresarial, e onde se incluem a capitalização das empresas e a escassez de recursos humanos.

Na resposta ao que chamou o “caderno de encargos” apresentado pela associação, António Costa Silva lembrou que temos hoje de lidar com uma “cascata de crises”: geopolítica, económica, energética e alimentar.

A crise energética “é extremamente preocupante”. Há alguns anos “a Europa cometeu um erro estratégico terrível, que foi deixar alguns países ficarem 100% dependentes do gás russo”.

Como é que podemos enfrentar esta crise energética? O ministro lembrou algumas das medidas já tomadas, como a redução do ISP nos combustíveis, os apoios para empresas de consumo intensivo de gás, os diferimentos de pagamentos e o fim do Pagamento Especial por Conta.

Contudo, “quando olhamos para o panorama geral, nada disto é suficiente”, reconheceu o ministro, admitindo que é necessário também que os pagamentos do Estado às empresas sejam acelerados.

Numa intervenção em que elogiou o tecido empresarial da região e a importância do equilíbrio entre indústria e serviços, destacou ainda que a economia do saber e do conhecimento “é a chave para o futuro”.

“Temos de deixar de apostar no modelo baseado em baixos salários para apostar no modelo de inovação tecnológica que incorpore conhecimento nos sistemas produtivos e que seja capaz de construir produtos e serviços de alto valor acrescentado”.

O jantar-conferência que assinalou os 37 anos da Nerlei foi ainda ocasião para a associação homenagear com o Prémio Carreia o empresário Olímpio Caseiro (presidente do conselho de administração da Vipex).

Foram também distinguidas 12 empresas associadas da Nerlei com 50 ou mais anos de actividade: Aníbal H. Abrantes; Avenal Petfood; Cartonarte; Costa & Irmãos; Empresa Jornalística Região de Leiria; Eurosol; Fagir; Grutas de Mira de Aire; J. Roldão Seiça & Tavares; N. Belchior; Roca; e Ribeiros & Matos (que não esteve presente).