Viver
Em nome do mestre. Estudaram com Alfredo Ribeiro e dão vida à cantaria
Homenagem na Batalha assinalou 20 anos da morte de Alfredo Neto Ribeiro. Município está disponível para apoiar regresso das aulas ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória
Na mais recente intervenção de restauro no Mosteiro da Batalha, a presença de Rita Ribeiro, neta de Alfredo Ribeiro, acrescentou mais um traço na linha que, através de gerações, liga os Ribeiro à preservação do monumento património da Humanidade.
Alfredo Ribeiro nasceu (em 1931) numa família de canteiros que participaram nos grandes restauros oitocentistas e acabou por destacar-se, localmente, no ensino da cantaria artística, desde os anos 80, até falecer. Os filhos não seguiram o ofício, mas a neta, Rita, que foi aluna dele, retomou a tradição.
No último sábado, na galeria do posto de turismo da Batalha, família, amigos e autarcas reuniram-se em homenagem para assinalar 20 anos sobre a morte de Alfredo Neto Ribeiro. O contexto, a exposição do discípulo Pedro Oliveira, que inclui, patentes ao público, duas peças executadas durante a aprendizagem com o mestre, como, ainda hoje, o antigo aluno lhe chama.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.