Economia

Empresas do distrito recebem 74 milhões de fundos comunitários

4 abr 2016 00:00

Verbas do Portugal 2020atribuídas desde o início do programa

empresas-do-distrito-recebem-74-milhoes-de-fundos-comunitarios-3612

Desde que foi criado o programa Portugal 2020,destinado a gerir os fundos provenientes da União Europeia, foram aprovadas 399 candidaturas de empresas do distrito de Leiria, que receberam ou irão receber incentivos no valor de 74 milhões de euros.

A informação disponibilizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro e pelo Compete 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização revela ainda que os investimentos destas empresas ascendem a 152,1 milhões de euros.

Na lista divulgada pela CCDR do Centro, no dia 29 de Fevereiro, constam 322 projectos de investimento aprovados de micro e pequenas empresas dos sectores da indústria transformadora, comércio, serviços, turismo, construção, energia e ambiente e ainda agricultura, silvicultura e pescas.

O montante de investimento total é de 77,6 milhões de euros e os apoios do Portugal 2020 são de 35,7 milhões de euros. No caso das empresas que submeteram as suas candidaturas ao Compete 2020, foram aprovados 77 projectos de investimento, no montante de 74,5 milhões de euros, aos quais foram atribuídos 38,3 milhões de euros de fundos da União Europeia.

Na lista, divulgada no dia 11 de Fevereiro, constam apenas duas pequenas empresas e três grandes empresas. As restantes são médias empresas. Projectos de investimento diversificados A Biota – Estudos e Divulgação em Ambiente obteve a aprovação de três projectos de investimento.

O mais importante relaciona-se com a área da internacionalização e ascende a 551,7 mil euros, dos quais 239,7 mil euros serão assegurados por fundos comunitários. Os restantes investimentos, no valor de 20 mil euros, relacionam- se com inovação tecnológica e crescimento sustentável, e obtiveram financiamento de 15 mil euros cada um.

Constituída por uma equipa de nove biólogos, a empresa de Óbidos quer dar continuidade à internacionalização da sua actividade em países como Colômbia, México e Peru, onde o mercado da construção está activo.

Constituída há sete anos, tem realizado estudos de impacto ambiental, na componente da ecologia (fauna e flora) em Portugal e, nos últimos três anos, em Moçambique, Angola e África do Sul. ...

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.