Viver
Entrelinhas, de Tiago Rodrigues e Tónan Quito, para ver na Marinha Grande
Destaques na agenda de Novembro do Teatro Stephens
Um dos mais importantes encenadores do teatro português contemporâneo, Tiago Rodrigues criou, com Tónan Quito, o espectáculo Entrelinhas, que é apresentado na Marinha Grande no próximo dia 16 de Novembro (Teatro Stephens, 21:30 horas).
Actor, encenador, dramaturgo e produtor, Tiago Rodrigues foi director artístico do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, entre 2015 e 2021, e desde Setembro de 2022 desempenha as funções de director do Festival d’Avignon, em França.
Além do reconhecimento internacional alargado nos últimos anos, obteve diversos prémios a nível nacional e internacional.
Tónan Quito, actor e encenador, tem trabalhado em teatro, televisão e cinema e é cofundador da produtora Homem Bala e da Companhia Truta. A peça Ricardo III, de Shakespeare, que encenou e em que também actuou, foi considerada pela SPA – Sociedade Portuguesa de Autores como o melhor espectáculo de teatro desse ano.
Entrelinhas é uma cocriação de Tiago Rodrigues e Tónan Quito, com Tónan Quito, a partir de um texto de Tiago Rodrigues.
O espectáculo foi estreado a 7 de Fevereiro de 2013, no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa.
“Retrato da longa e enigmática relação entre o autor e o actor, esta peça é uma passagem secreta que liga a realidade aos subterrâneos da ficção. Num labirinto narrativo, a peça mistura o texto de Édipo Rei de Sófocles, com as cartas de um preso para a sua mãe, escritas nas entrelinhas duma edição da tragédia grega encontrada na biblioteca da prisão. Mas regressa sempre ao presente: um teatro onde um actor vem explicar ao público por que motivo não conseguiu construir o espectáculo que estava prometido”, pode ler-se na sinopse.
A interpretação em Entrelinhas já valeu a Tónan Quito uma nomeação para o Prémio de Melhor Actor do Ano pela revista Time Out. Nesta peça, o actor “desenvolve uma relação intimista com o público. E fá-lo numa área do teatro que pertence mais ao público do que aos artistas, o lugar da espera antes do início dos espectáculos. Porque Entrelinhas também é sobre isso: o que esperamos do teatro”, é referido na nota de divulgação.
Mas há mais na agenda de Novembro do Teatro Stephens, onde, já este fim-de-semana, decorre o Ciclo À Margem.
O novo circo está presente com Ensaio Para a Desordem, por Joana Pupo, a 9 de Novembro, e A Meias, pela Cia Kopinxas, no dia 30.
A companhia Musicalmente protagoniza um concerto para bebés com a solista Inês Condeço a 16 de Novembro e, no dia 23, o palco abre-se para Noite de Reis, 10 Personagens e 1 Cão, peça de teatro de Jonh Mowat e Leonor Keil.