Sociedade
Este mês chega o primeiro dia do resto da vida da Linha do Oeste
Os trabalhos começam a sul, mas já há concurso para a modernização até Caldas da Rainha. E planos para continuar a norte e electrificar a via até ao Louriçal
Actualização: já depois do fecho deste artigo (pelas 13 horas de quarta-feira, 4 de Novembro) para a edição em papel do JORNAL DE LEIRIA, a empresa Infraestruturas de Portugal divulgou informação nova, anunciando a assinatura, amanhã, sexta-feira, 6 de Novembro, do auto de consignação da empreitada entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, o que vem confirmar o arranque dos trabalhos no mês de Novembro.
Com a infomação divulgada nas últimas semanas pelo Governo e pela empresa pública Infraestruturas de Portugal, estão mais definidos os futuros contornos da ferrovia no distrito de Leiria, a partir de traços que começam a ser desenhados já em Novembro e se expandem num cenário até 2030.
Em causa, a modernização e total electrificação da Linha do Oeste, a construção de uma linha de alta velocidade com estação em Leiria e a articulação entre ambas.
Os trabalhos relacionados com a intervenção na Linha do Oeste entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, segundo a Infraestruturas de Portugal, poderão começar ainda este mês, dado que existe visto prévio favorável do Tribunal de Contas para o contrato adjudicado ao consórcio Gabriel Couto MCA Aldesa pelo valor de 61,5 milhões de euros.
O investimento prolonga-se por 43 quilómetros e contempla a electrificação e requalificação da via.
Menos meia hora para Lisboa
Mais importante para quem vive e trabalha no distrito de Leiria, Outubro trouxe, no dia 12, a publicação em Diário da República do concurso público para a intervenção entre Torres Vedras e Caldas da Rainha.
Com um valor base de 40 milhões de euros, promete a modernização e a electrificação do troço, numa extensão de 44 q
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