Sociedade
Estudantes, docentes e empresários dão asas à criatividade e à cocriação de inovação para resolverem desafios reais de organizações
Segunda edição do “Link Me Up – 1.000 ideias” está a decorrer até dia 17 de Dezembro
Unir estudantes, docentes e empresários/entidades públicas ou privadas na resolução de problemas reais/desafios colocados por organizações e empresas, através da cocriação de inovação com a metodologia Demola, é o objectivo do projecto Link Me Up – 1.000 ideias, cuja segunda edição arrancou em Outubro e está a decorrer até dia 17 de Dezembro.
Nesta edição estão a ser desenvolvidos em Leiria 15 casos/desafios, por equipas multidisciplinares que incluem estudantes, facilitadores e as entidades que propõem o caso/desafio.
Os 15 casos promovidos pelo Politécnico de Leiria contam com a participação de 83 estudantes, três deles internacionais e 68 do Politécnico de Leiria, sendo os restantes provenientes de outras instituições de ensino superior portuguesas. Os 15 casos estão a ser orientados por 30 facilitadores, nomeadamente docentes e outros agentes de educação do Politécnico de Leiria e de escolas com ensino profissional, como o Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, em Caldas da Rainha, a Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal e o Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, em Leiria, refere uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria.
Os 15 desafios foram apresentados pelas seguintes empresas e organizações: Fonte Santa IPSS; Faria & Morouço; Ribermold; PenichePraia; Oppidum Ginja de Óbidos; Governo Regional do Príncipe; ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social; Laboratório d’estórias; Grupo AJúlio; ADAI - LAETA – Centre for Smart & Sustainable Mobility; Martim de Freitas School Group; Helpo Association; Frutóbidos; Alfaloc; e Câmara Municipal de Pombal. Os casos de cocriação podem ser conhecidos em https://www.linkmeup.pt/.
O Link Me Up – 1000 ideias é um projecto liderado pelo Politécnico de Leiria, e engloba um consórcio de 13 politécnicos portugueses, de norte a sul do país.
O projecto consiste na constituição de equipas multidisciplinares de estudantes de diversas áreas, colaboradores de empresas/organizações e docentes que são os “facilitadores” do processo de cocriação de inovação.
Segundo o Politécnico de Leiria, as equipas têm de resolver casos, ou seja, problemas/desafios reais que as empresas/organizações colocam e para os quais se procuram respostas, numa perspectiva de apresentação de sugestões e de orientação estratégica futura.
O processo de cocriação de inovação com a metodologia Demola desafia os estudantes de ensino superior, em cocriação com as organizações globais e locais, a criar um futuro melhor.
O processo implica a angariação e selecção das empresas/organizações, a redacção dos casos, a angariação e seleção dos estudantes. O projecto inicia-se com a apresentação por parte de uma empresa, de um problema/desafio que consiste num tema, um fenómeno ou uma tecnologia que interessa compreender, para abrir novas possibilidades de negócio ou ajuda aos negócios actuais.
As empresas colocam um desafio que é transformado em case design e colocado online. Os estudantes candidatam-se, na plataforma do projeto, à participação no caso da empresa que querem e, após a selecção dos candidatos que garantem as competências necessárias à resolução do caso, a equipa multidisciplinar é constituída.
Segue-se o processo de cocriação de inovação, através de design thinking, abordagem de cenário e construção de demonstração, ao longo de oito a dez semanas.
Por fim, são apresentados os resultados de cada equipa, que podem permitir a concretização da visão e oportunidades futuras da empresa/organização.
O Link Me Up – 1000 ideias tem um investimento de 5,9 milhões de euros e um financiamento de 4,7 milhões de euros de Fundo Social Europeu, através do programa Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia.
Mais informações sobre o projecto podem ser consultadas em https://www.ipleiria.pt/projeto/link-me-up-1000-ideias/.