Sociedade

Ex-EB1 do Souto de Baixo, em Leiria, reabre para ensinar de forma diferente

1 mar 2023 08:00

Espaço da associação Guardiões do Ser segue método Montessori, uma abordagem educacional alternativa, “focada na criança, que aprende melhor quando escolhe o que quer aprender”.

ex-eb1-do-souto-de-baixo-em-leiria-reabre-para-ensinar-de-forma-diferente
Katya Rafael é uma das fundadoras da associação
Maria Anabela Silva
Maria Anabela Silva

A hora é de brincar livremente, depois de terminadas as tarefas que eles próprios escolheram para fazer naquela tarde. Lá fora, a chuva estraga-lhes os planos que tinham para andar de bicicleta e jogar à bola. Kiko, Valentina e Fernando são os novos ocupantes da antiga EB1 de Souto de Baixo, no concelho de Leiria.

Depois de anos fechado, o edifício volta a ter crianças, pela mão da associação Guardiões do Ser, criada recentemente e que pretende constitui-se como uma “comunidade de aprendizagem e de partilha”, que quer também fomentar a socialização dos mais novos, “de acordo com as suas próprias necessidades e ao ritmo de cada um”.

A iniciativa partiu de um grupo de pais da região, cujos filhos frequentam o ensino doméstico. Na antiga escola, cedida pela União de Freguesia de Santa Eufémia e Boa Vista, começou já a funcionar o atelier de actividades pós-escolar, que segue o método Montessori, uma abordagem educacional alternativa, “focada na criança, que aprende melhor quando escolhe o que quer aprender”, sintetiza Katya Rafael, uma das fundadoras da associação.

Nesta fase, o atelier terá actividades duas vezes por semana e irá focar-se nas crianças entre os seis e os 12 anos, mas o objectivo é que, no futuro, possa funcionar os cinco dias e alargar a outras faixas etárias, bem como acolher outras iniciativas como workshops e formação para adultos.

Katya Rafael conta que a associação nasceu da “vontade de mostrar que existem alternativas ao ensino tradicional”, através das quais a criança pode “aprender ao seu ritmo”. “Há um respeito pelo ritmo natural da criança, que, desde muito cedo, é confrontada com a liberdade de escolha, sempre com orientação”, salienta.

Antiga professora, Katya Rafael foi também tutora de uma família em ensino doméstico. Quando, há seis anos, foi mãe de Kiko (Frederico) dedicou- se à maternidade. Rapidamente percebeu que o sistema de ensino não respondia às necessidades e anseios da família e começou a procurar alternativas. Acabou por se render ao método Montessori, que segue na educação do filho e que procura aplicar no atelier da Guardiões do Ser.