Viver

Exposições: Territórios Sonoros, O Gesto do Som

30 nov 2025 10:00

Banco das Artes, Leiria

exposicoes-territorios-sonoros-o-gesto-do-som
Durante a inauguração, dia 16 de Novembro
Facebook Leiria Cultura

Até 15 de Março de 2026
Artista: João Sobreira
Curadoria: José Quaresma
Project Room, BAG – Banco das Artes Galeria, Leiria
Segunda a sexta: 9h30 – 12h00 e 14h – 17h
Sábado e domingo: 9h30 – 13h e 14h – 18h

O trabalho de João Sobreira tem sido apresentado em Portugal (Leiria, Lisboa, Beja e Aveiro) e também no estrangeiro (com destaque para uma exposição em Ecaterimburgo, na Rússia). Natural de Leiria, é licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, mestre em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (do Politécnico de Leiria) e mestre em Ensino das Artes Visuais pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Encontra-se a concluir o doutoramento em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Se o percurso de João Sobreira na ESAD.CR lhe permitiu explorar os domínios da autorrepresentação e da sua negação paradoxal, enquanto pintor e investigador dedica-se à exploração das relações entre som, gesto e identidade artística, segundo a biografia partilhada pelo município de Leiria a propósito da exposição agora patente no Banco das Artes Galeria (BAG).

O mesmo texto adianta que a música e a pintura cruzam caminhos em Territórios Sonoros, O Gesto do Som, que tem curadoria de José Quaresma. É proposta “uma experiência visual e sensorial, onde a pintura dialoga com a música e o movimento” e “a cor e o ritmo” se tornam “matéria expressiva, revelando uma dimensão sinestésica que desafia o visitante a olhar, sentir e perceber o som através da imagem”.

Segundo o curador, e ainda de acordo com a nota de divulgação, “a pintura escuta a música e o som transforma-se em gesto, superfície e vibração visual”.

“As obras de João Sobreira compõem uma tapeçaria densa e pulsante, marcada por energia cromática e grande vitalidade formal, num percurso que convida o público a mergulhar em atmosferas emocionais e memórias evocadas pelos gestos pictóricos”, pode ler-se.

Nascido em 1984, João Sobreira está representado em colecções da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e do Museu de Belas Artes de Ecaterimburgo, é referido no site oficial do artista. Para além da pintura, dedica-se à ilustração.