Viver
Extramuralhas começa hoje. Cor de rosa, dança e DJ’s num festival que teima em reinventar-se
Concerto gratuito dos suíços The Young Gods e espectáculo da companhia belga Ultima Vez são os destaques do primeiro dia do 12.º festival Extramuralhas, em Leiria
Adiado em 2020 por causa da pandemia e novamente em 2022 devido a compromissos de estúdio, o concerto vai, finalmente, acontecer. The Young Gods ao vivo em Leiria e com acesso gratuito. É já hoje, no Jardim Luís de Camões, depois das 23:30. Uma prenda da Fade In para o público do Extramuralhas, a cumprir a promessa anunciada há três anos.
Em palco, a liderar os acontecimentos, estará o cantor e compositor com quem, noutra vida, Carlos Matos trocou a t-shirt numa discoteca em Coimbra. A dele, compra de feira e improviso caseiro, inspirado no álbum L’Eau Rouge; a de Franz Treichler, retirada do próprio corpo (e do merchandising oficial) depois da actuação da banda suíça. “E passados 31 anos vou reencontrá-lo na minha cidade. É quase irreal”, comenta o presidente da associação que realiza o festival gótico, com início esta quinta-feira e a decorrer até ao próximo sábado.
Além dos Young Gods, que nos anos 90 assinaram êxitos como “Gasoline Man”, “Skinflowers” ou “Kissing the Sun”, e que deverão apresentar em Leiria uma espécie de best of, há outro desejo que se concretiza em 2023: os escoceses Walt Disco, inicialmente também negociados para 2020, trazem influências pós-punk e art-pop que já captaram a atenção da BBC e do New Musical Express. Carlos Matos acredita que têm tudo para se tornarem “alvo de culto”.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.