Sociedade
Faleceu a escritora e activista política Maria Luís Brites
Aos 88 anos, em Escoural (Pombal), onde residia
Nasceu a 23 de Junho de 1934 e faleceu ontem, 28 de Fevereiro de 2023.
Maria Luís Roldão Brites Bustorff ou simplesmente Maria Luís Brites, foi escritora e activista política em Pombal, de onde era natural e onde chegou a candidatar-se à Câmara Municipal pelo Bloco de Esquerda, na primeira década deste século.
Licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, morreu ontem, aos 88 anos, em Escoural (Pombal), onde residia.
Era autora de vários livros, entre eles, Um saco de diabelha; A cigarra e o mar - poesia; Marédelua; Um triângulo no litoral - saga do vidro; Alcunhas, histórias e apontamentos sobre o quotidiano de Pombal durante o século XX; O Serafim Único, amado predador da democracia; O comandante da bruma - novela açoriana; Ali nunca acontecia nada - contos; Pelos trilhos da droga - contos; Na terra da Meia-Vaca; Avatares à solta; e Vidas em chamas.
Era neta de Geraldino Brites, médico, investigador, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, cientista, divulgador e colaborador na revista Seara Nova, em Coimbra.