Sociedade
Fátima acolhe jornadas sobre ensino profissional
As Jornadas Pedagógicas da ANESPO 2025 realizam-se a 10 e 11 de Julho na Escola de Hotelaria de Fátima sob o lema “O triângulo virtuoso do ensino profissional: Qualificação I Inovação I Inclusão”

Depois de Ponta Delgada (2023) e da Covilhã (2024), a edição de 2025 das Jornadas Pedagógicas da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO) vai decorrer na Escola de Hotelaria de Fátima, nas próximas quinta e sexta-feiras, dias 10 e 11 de Julho. O objectivo é, segundo a organização, discutir “temas quentes” da educação.
A ANESPO antevê a presença de cerca de duas centenas e meia de participantes, num encontro que se configura como “um espaço privilegiado de partilhas pedagógicas”, análise de dados e construção conjunta de soluções para os desafios que as escolas profissionais portuguesas enfrentam. Assim sendo, trata-se de um momento de reflexão, balanço e subsequente projecção do futuro para o sector, como destaca a organização.
Da programação desta edição constam sessões plenárias, conferências e debates sobre práticas inovadoras e temas emergentes na educação, como a multiculturalidade, a inteligência artificial na educação, o bem-estar escolar, a inclusão e o papel social das escolas.
Na sessão de abertura, espera-se a presença de Amadeu Dinis (presidente da Direcção da ANESPO), Pedro Major (director da INSIGNARE, entidade detentora da Escola de Hotelaria de Fátima), Luís Albuquerque (presidente da Câmara Municipal de Ourém) e Alexandre Homem Cristo (secretário de Estado adjunto e da Educação). O evento contará ainda com intervenções de oradores convidados, como o investigador Marco Bento, o psicólogo Paulo Sargento e o perito em políticas de educação, João Santos.
Nas palavras de Amadeu Dinis, as Jornadas Pedagógicas são “prova viva de que o ensino profissional está em constante evolução, atento aos sinais da sociedade e comprometido com o sucesso dos jovens”. Citado numa nota de imprensa da organização, o presidente da Direcção da ANESPO destaca, ainda, que o evento permite “reforçar a qualificação, inovar pedagogicamente e promover uma verdadeira inclusão”.