Sociedade

Especial Ourém do Pará: O caso de Ourém e Fátima da Amazónia

18 ago 2025 14:00

A história da peripécia geográfica de um Ourém e Fátima no mesmo território administrativo no Brasil teve início em 2017

geminacoes-o-caso-de-ourem-e-fatima-da-amazonia
O catolicismo mantém-se forte em Ourém do Pará, com 76% da população devota e um grande culto mariano
Rui Miguel Pedrosa
Claúdia Gameiro

Diz a lenda que o fundador da cidade de Ourém do Brasil, o Capitão Luiz de Moura, terá ido buscar a toponímia a uma falsa descoberta de ouro no local no século XVIII. “Ouro, hein?!”, terá dito. Ouvimos a história em Ourém do Pará em Junho de 2025, mas sabemos que o registo histórico é menos exótico.

Nas margens do rio Guamá, no interior rural do Estado do Pará, numa zona de mata e floresta menos densa, o território foi identificado em 1616 pelo alferes Pedro Teixeira, que se tornaria o grande explorador da Amazónia. Entre 1725/27 foi fundada ali por Luiz de Moura uma Casa Forte, numa época em que os portugueses procuravam assumir o controlo da Amazónia, face às investidas de ocupação de outros países europeus.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ