Sociedade
Ferramentas digitais ajudam na sala de aula, mas com peso, medida e orientação
“Tenho miúdos que não conseguem ver um pássaro ao longe. Só conseguem ao perto, por estarem tão habituados ao ecrã do telemóvel.”
A popularização do uso de dispositivos digitais como o telemóvel, no quotidiano, coloca desafios ao ambiente da sala de aula.
Deve-se bani-los, ou permitir e promover o seu uso racional?
A directora do Instituto D. João V, do Louriçal (Pombal), entende que as novas tecnologias são uma mais-valia numa sala de aula.
Mas, como acontece com quase tudo na vida, sempre com o peso e medida correctos.
Mónica Gama diz que a integração destas novidades tem de ser feita à medida que se trilham novos percursos pedagógicos, sempre caminhando e nunca correndo.
“Deve haver uma estratégia e do professor, que deve ter formação adequada, para não se sentir inseguro na sala de aula, até porque os alunos já estão muito despertos para a realidade do mundo virtual e da Inteligência Artificial e não podemos deixá-los nesse mundo à parte.”
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.